Rrrata Velha

segunda-feira, novembro 07, 2005

Os Jogos Olímpicos têm os dias contados

Em 1896, Thomas Burke, dos Estados Unidos da América, percorreu 100 metros em 12 segundos. Isto, está claro, a correr. Era, na altura, o gajo mais rápido num montão deles que também corria por aí. O recorde foi sendo batido por mais meia dúzia de macacos, até que, em 1936, Jesse Owens, outro norte-americano, faz os 100 metros em 10.2 segundos. Só passados 20 anos é que essa marca foi batida por apenas um centésimo, por um animal qualquer que não me lembro agora. Hoje o recorde já é de outro e certamente que daqui a uns meses vai ser batido outra vez. Ora já deu para ver que é sempre possível melhorar. O que eu me pergunto - e pode ser um pouco redutor da minha parte, mas também me estou a cagar nisso - é se daqui a uns milhares de anos o recorde dos 100 metros pode vir a chegar perto dos zero segundos, assim do género de 0.062 ou 0.049 segundos. E, se sim, o que eu acredito piamente, quem pagará bilhetes para ver tão triste espectáculo? E ver os 1500 metros em 3.297 segundos? Terá piada? Ou a maratona em 3 minutos e meio? Sinceramente... O Pierre de Coubertin vai dar voltas na cova.