Rrrata Velha

quinta-feira, setembro 15, 2005

RTP Memória

Aconteceu-me há poucos dias e não foi nada agradável. Estava eu ainda no meu primeiro sono, quando acordo sobressaltado com a voz do Fialho Gouveia. "Mas que vem a ser isto?". Era a Rrrata Velha na sala a ver a vaca Cornélia, ou vaca do género, com a televisão aos berros, que aquilo mais parecia uma feira. Imaginem agora um gajo - eu - acabado de acordar, ainda com o cérebro do tamanho de um feijão, a ouvir a voz de um morto. "Não, essa personagem não pode ter voltado para assombrar os meus serões". Os suores frios só passaram quando me lembrei de que só podia ser na RTP Memória. Refeito do susto, e depois de dar duas lapadas na Rrrata, pus-me a pensar. Tanto pensei que acabei por descobrir uma coisa deveras interessante. É verdade, e sou eu que o digo: as empresas de televisão por cabo (TVCabo, TVTel... etc, que também não sei mais nenhuma) não estão autorizadas pela ACAPO (Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal) a instalar os seus serviços nas casas de invisuais. E não posso deixar de concordar. E porquê? É que um cego que acorde, ligue a sua televisão e ouça a voz, por exemplo, desse paneleiro que é o Eládio Clímaco, nunca vai saber que é a RTP Memória. Vai certamente pensar que é o regresso dos Jogos Sem Fronteiras com a equipa de Lanhelas ou terra parecida, como Lanheses. Era assustar os ceguinhos sem necessidade, tal como eu me arrepiei ao ouvir o morto. Eu, por acaso, tive o consolo de poder dar dois lanhos nas fuças da Rrrata; o ceguinho não me quer parecer que tivesse essa oportunidade.